nossa história

2022
Edital FINEP
Aprovação de projeto pela FINEP

O Parque Tecnológico captou, por meio do edital da Financiadora de Estudos e Projetos, a Finep, mais de R$ 11 milhões. O projeto será para a criação de novos equipamentos e ações com foco no desenvolvimento do espaço e de seu ecossistema de inovação.

2022
DataCenter CIDACS
Inauguração do Datacenter CIDACS

O Cidacs/Fiocruz Bahia inaugurou no Parque Tecnológico o primeiro datacenter de dados administrativos e de saúde do Brasil. O equipamento ampliará a eficiência no processamento de grandes bases de dados sociais e de saúde, expandindo a estrutura computacional do Centro.

2022
Espaço Inovar
Inauguração do Espaço Inovar - Laboratório vivo do Parque

O Living Lab é um ambiente controlado que simula uma área urbana. O espaço conta com uma infraestrutura de hardware e software capaz de prototipar e simular soluções para Smart Cities (Cidades Inteligentes). O objetivo é colaborar com o desenvolvimento dos municípios, por meio da inovação.

2021
Espaço Colaborar
Inauguração do Espaço Colaborar - o coworking do Parque

Equipamento dinamizador do empreendedorismo e inovação, o coworking Colaborar do Parque Tecnológico da Bahia é aberto para abrigar startups, empreendedores, profissionais, estudantes e pesquisadores que valorizam a inovação, a criatividade, a troca de experiências e as conexões.

2020
Publicização
Publicização do Parque e assinatura do contrato de gestão com a Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia - AEPTECBA.

A administração passa a ser privada e a associação assume o compromisso de implantar um modelo de autogestão com a participação efetiva dos residentes do Parque Tecnológico da Bahia.

2017
Lab Solar
Implantação do Lab Solar

O laboratório ligado ao Instituto de Física da UFBA foi implantado no Parque Tecnológico do Estado da Bahia para serviços de certificação e calibração, além de cursos de formação em energia solar e estudos sobre novas tecnologias e conversão fotovoltaica. 

2016
Cidacs
Início das atividades do Cidacs - Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde

Vinculado ao Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), o Cidacs é criado para realizar estudos e pesquisas com base em projetos interdisciplinares originados na vinculação (linkage) de grande volume de dados (big data), capacitar profissionais e contribuir com a produção de  conhecimentos científicos inovadores que visam auxiliar e apoiar a tomada de decisões em políticas públicas em benefício da sociedade.

2015
Polo de Inovação Salvador
Inauguração do Polo de Inovação Salvador IFBA - EMBRAPII

O Polo de Inovação Salvador (PIS) do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), parceria com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e uma das cinco unidades especiais da Rede Federal de Educação Tecnológica, autorizadas pela Portaria do MEC Nº 819, de 13 de agosto de 2015, é inaugurado no Parque Tecnológico com a finalidade de atender às demandas das cadeias produtivas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), formação de recursos humanos e prestação de serviços tecnológicos para os setores de base tecnológica, especialmente nos segmentos que envolvem o Complexo Industrial da Saúde.

2012
LabProSaud
Implantação do LabProSaud - Laboratório de Ensaios de Produtos para a Saúde

O LabProSaud, projeto do IFBA que compõe o Polo de Inovação Salvador, passa a integrar a comunidade do Parque Tecnológico da Bahia, com o objetivo de realizar ensaios de produtos de uso em saúde, como dispositivos para proteção contra a radiação X,  e a calibração de grandezas físicas utilizadas nesse campo.

2012
1º edital da Áity
Lançamento do primeiro edital da Incubadora Áity

Direcionado às startups de base tecnológica interessadas em desenvolver negócios inovadores, a Incubadora Áity, localizada no Parque Tecnológico da Bahia, lança o edital 001/2012, com foco em selecionar empresas para terem a oportunidade de se instalar em um ambiente propício à pesquisa e desenvolvimento, além oferecer um pacote de consultorias que será oferecido ao longo de todo seu ciclo de desenvolvimento.

2012
FPC/UFBA
Fraunhofer Project Center de Software e Engenharia de Sistemas – FPC/UFBA (atualmente o LABES 2 UFBA)

O projeto, que começou como o Fraunhofer Project Center de Software e Engenharia de Sistemas na UFBA (FPC-UFBA), existe graças a uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia, o governo do Estado e a sociedade Fraunhofer. Conhecido hoje como o Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas da UFBA, o LABES 2 tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de soluções de software inovadoras para cidades inteligentes, mercado e governos.

2012
Inauguração do Parque
Inauguração do Parque Tecnológico da Bahia

O Parque Tecnológico, vinculado e gerido pela SECTI, surge para ser um centro de convergência do sistema estadual de inovação onde o.poder público, a comunidade acadêmica e o setor empresarial trabalhem de forma integrada e cooperativa, com foco no desenvolvimento de produtos e processos que tenham impactos regionais positivos e relevantes. O Tecnocentro, edificação central, abriga startups, empresas de base tecnológica, institutos de ensino e pesquisa públicos e privados, laboratórios e incubadoras de empresas.

2008
Construção do Parque
Autorização do Governo do Estado para início das obras de implantação do Parque Tecnológico da Bahia

A partir de recursos provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia, para edificação do Tecnocentro, módulo central do Parque. 

2006
Lei Nº 7611/2008
Sancionada a Lei Nº 7611/2008 que concede isenção do IPTU e ITIV

Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis Inter Vivos, para o proprietário, detentor de domínio útil ou possuidor a qualquer título de unidade imobiliária integrante de zona de uso especial de parque tecnológico (ZUE-2), destinada a sediar empreendimentos de alta tecnologia implantado com participação ou com a utilização de incentivos concedidos pelo Estado da Bahia. (Acrescenta e revoga dispositivos da Lei 6779/2005)

2006
Lei Nº 7.186/2006
Instituída a Lei Municipal de Salvador Nº 7.186/2006, que reduz o ISS de 5% para 2% na ZUE-II (Zona de Uso Especial Parque Tecnológico)

Reduzido o ISS para 2% (Anexo III da Lei 7.186/2006) destinado à implantação de Pólo de Desenvolvimento Econômico, localizados em logradouros definidos em ato do Chefe do Poder Executivo integrantes das RA-I e RA-II ou implantados na ZUE-II (Zona de Uso Especial Parque Tecnológico), institucionalizada pela Lei nº 7.400/2008, destinada a alta tecnologia.

2004
Plano Estratégico
Elaboração do Plano Estratégico para a criação do primeiro Parque Tecnológico baiano

Para gerar as condições necessárias à criação e consolidação de empresas de base tecnológica, graças ao estímulo à pesquisa e a inovação, em sintonia com o mercado e com as potencialidades locais.

2004
Política de CT&I
Criação da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia

Elaborada em conjunto por diversos atores públicos e privados ligados ao tema, que entre outros pontos, propôs a criação de um Parque Tecnológico com o objetivo de ser um ambiente de geração de inovações e de estímulo ao empreendedorismo e à transferência de conhecimento e tecnologia, fortalecendo as competências existentes e criando novas em alguns setores estratégicos e integrando universidades, empresas e governos.