Empresas baianas e de outros lugares com base tecnológica em atividades de pesquisa e inovação podem se candidatar para se instalarem temporariamente no Parque Tecnológico da Bahia. Um edital lançado nesta quarta-feira (7) vai receber, no período de seis meses, propostas de empresas que queiram ser residentes no parque. Segundo a Associação de Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (Aeptecba), o edifício Tecnocentro é o centro dinamizador do equipamento.
O objetivo do espaço é fomentar a integração, a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos inovadores entre agentes de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). O Parque abriga centros de pesquisa e instituições de ciência e tecnologia públicas e privadas, incubadoras, laboratórios, coworking, startups e empresas de base tecnológica. O local oferece infraestrutura e serviços de apoio à instalação e funcionamento.
As inscrições devem ser feitas pela internet por meio do e-mail: editais@parquetecnologico-ba.org.br. O link do edital e mais detalhes estão no endereço eletrônico: bit.ly/sejaumresidente. Ainda segundo informações, podem participar da seleção empresas nacionais ou estrangeiras, e a preferência é por as das áreas de biotecnologia e saúde, energia, engenharia, tecnologia da informação e comunicação, além de indústria criativa.
De acordo com a chamada, organizações já sediadas no Parque Tecnológico da Bahia também podem concorrer a uma vaga nas novas condições estipuladas no certame. São quatro modalidades oferecidas para ocupar diversos espaços do Edifício Tecnocentro, com descontos a partir de 35% para empresas em processo de incubação na Áity (incubadora de empresas).
A divulgação dos resultados preliminares da seleção ocorre até o dia 15 de cada mês. Após a divulgação do resultado preliminar, serão dados cinco dias úteis para apresentação de recursos. Posteriormente à divulgação final de cada etapa, as empresas aprovadas serão convocadas para a assinatura dos termos de permissão de uso.
A iniciativa tem apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI. O parque tecnológico fica na Avenida Paralela, em Salvador.
Fonte: Bahia Notícias (caderno publicado em 08.12.2022)