A Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia – AEPTECBA é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de associação sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. O Conselho de Administração é o órgão de orientação e deliberação superior, cujas decisões são seguidas pela Diretoria Executiva.
Criada em 2016, seus associados integram um núcleo de base tecnológica de incubadoras de empresas, aceleradoras, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação no estado da Bahia. Fortalecendo a sua missão, a AEPTECBA, conta com instituições em seu Conselho de Administração, como: UFBA, SECTI, SENAI CIMATEC e SEBRAE, e visa ser a líder do movimento de inovação tecnológica na Bahia, atuando por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.
A AEPTECBA tem por finalidade administração, gestão, desenvolvimento e apoio à inovação em parques tecnológicos que possam atuar como agentes de integração entre as universidades, institutos de pesquisa, poder público, stratups, empresas de base tecnológica e outras entidades, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental do país.
Em 30 de novembro de 2020, a AEPTECBA assinou com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – SECTI, o contrato de gestão para a gestão do serviço de promoção da interação e compartilhamento de conhecimento entre agentes de CT&I no âmbito do Parque Tecnológico da Bahia. Neste ato, a AEPTECBA assume o compromisso de implantar um modelo de autogestão com a participação efetiva dos residentes do Parque Tecnológico da Bahia.