Conheça iniciativa do Parque Tecnológico da Bahia para lidar com esse descarte
O mundo moderno é tecnológico, não tem para onde correr. E, quando essa tecnologia atinge sua vida útil, ela vira lixo. Muito lixo. Estimativas mostram que, globalmente, descartamos cerca de 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. Isso equivale a cerca de 8 quilos de celulares, computadores e outros aparelhos por pessoa.
Infelizmente, grande parte do lixo eletrônico não recebe o destino adequado, gerando sérios malefícios ao meio ambiente e à saúde humana. Esses dejetos contém metais pesados e substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio e cádmio, que podem contaminar o solo e as águas subterrâneas, prejudicando ecossistemas inteiros. A exposição humana a esses elementos também é preocupante, podendo causar sérios problemas de saúde, incluindo doenças respiratórias e até danos ao sistema nervoso.
Enquanto o desenvolvimento tecnológico resolve importantes problemas sociais e econômicos, não há como fugirmos da responsabilidade pelo lixo que esta indústria gera. O cenário é cada vez mais desafiador, pois os resíduos eletrônicos e os dispositivos descartados são uma das categorias de lixo que mais crescem no mundo. Neste sentido, reconhecer e entender a questão é o primeiro para passo para atuarmos de forma incisiva na resolução deste desafio.
Indústrias e empresas de tecnologia, como as que fazem parte do Parque Tecnológico da Bahia, têm um papel fundamental nesse processo. Nós, enquanto parte desse ecossistema, devemos ter a consciência de que o desenvolvimento sustentável não pode ser ignorado. Pelo contrário, ele deve ser — e é — um dos nossos pilares.
A solução
Apesar do desafio, existem formas de minimizar o impacto. Uma das soluções mais eficazes é o descarte correto de dispositivos eletrônicos. O Parque Tecnológico da Bahia está comprometido com essa causa e oferece à comunidade um ponto de coleta de lixo eletrônico, disponível para todos, tanto residentes quanto visitantes. Em parceria com o Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente, o LASSU – Laboratório de Sustentabilidade, e o Fundo Socioambiental Caixa, nosso local de coleta está localizada na Garagem 1 e é destinado ao recebimento de materiais eletrônicos antigos ou quebrados.
Ao descartar seus dispositivos corretamente, você contribui para a reciclagem e reutilização de componentes perigosos, diminuindo o impacto ambiental e protegendo a saúde de todos. Pequenas atitudes como essa fazem uma grande diferença para um futuro mais sustentável. Então, antes de se desfazer de seu próximo dispositivo, lembre-se de que o descarte adequado está ao seu alcance, aqui no Parque Tecnológico da Bahia!