O laboratório tem a finalidade de atender às demandas das cadeias produtivas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), formação de recursos humanos e prestação de serviços tecnológicos para os setores de base tecnológica, especialmente nos segmentos que envolvem o Complexo Industrial da Saúde.
O Polo de Inovação Salvador (PIS), do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em parceria com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), é uma das cinco unidades especiais da Rede Federal de Educação Tecnológica.
Equipamentos médicos, dispositivos e acessórios;
Aparelhos para simulação, análise e melhoria de equipamentos médicos;
Equipamentos, produtos e sistemas eletroeletrônicos, mecânicos e mecatrônicos;
Modelos de gerenciamento de risco e tomada de decisão;
Modelagem e simulação de biossistemas;
Software embarcado;
CAD, CAE, CAM;
Otimização de processos produtivos.
O Laboratório de Produtos para Saúde do Campus Salvador do IFBA – Labprosaud, tem como objetivo a realização de ensaios de produtos de uso em saúde e a calibração de grandezas físicas utilizadas na radiologia diagnóstica e intervencionista.
Esse é um Laboratório do Campus Salvador, tendo sua implantação recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério da Saúde. O Labprosaud desenvolve suas atividades em parceria com a Fundação Escola Politécnica (FEP), Fundação de Apoio que possui convênio com o IFBA.
Verificação de segurança e desempenho em luminárias cirúrgicas e diagnósticas;
Caracterização do material e propriedades de atenuação dos dispositivos de segurança contra radiação X;
Calibração em medidores de radiação X e de luz, aplicados a radiologia diagnóstica e intervencionista..
Vinculado ao Instituto de Física da UFBA, o Labsolar foi implantado no Parque Tecnológico da Bahia para realizar serviços de certificação de módulos solares fotovoltaicos, oferecer cursos de formação em energia solar, implementar estudos sobre novas tecnologias de conversão fotovoltaica e desenvolver projetos de pesquisa.
O LabSolar foi designado pelas Portarias do INMETRO n°521/2019 e n°140/2022 para realizar ensaios em módulos fotovoltaicos no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). O laboratório também executa diversos ensaios para verificação de desempenho e caracterização de módulos fotovoltaicos, bem como implementa estudos de envelhecimentos acelerados controlados.
Testes climáticos;
Testes mecânicos;
Medição de curva I-V (Simulador Solar Flash);
Simulador Solar Contínuo;
Testes Elétricos;
Calibração de sensores e fontes de luz.
Tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de soluções de software inovadoras para Smart Cities (cidades inteligentes), mercado e governos.
O Laboratório é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o governo do Estado e o Instituto Fraunhofer. Hoje, 30 cientistas trabalham nos projetos vigentes, dentre eles engenheiros de software e analistas de sistemas, com larga experiência industrial em sistemas críticos e de apoio à tomada de decisão e soluções de TI para Cidades Inteligentes e Gestão de Emergências.
E-Gov;
Gerenciamento de Crises e Emergências;
Telecomunicações;
Smart Cities;
Health Care;
Energia;
Petróleo e Gás;
O LABES 2 desenvolve projetos para o Ministério de Saúde do Brasil, empresas de petróleo e gás, segmento automotivo, empresas de tecnologia para a fabricação e gestão de emergências.
Em 2015, o centro apresentou oito novos projetos para agências financeiras distintas. Dois deles – das áreas de cidades inteligentes e big data- que foram aprovados pelo governo do estado da Bahia e iniciados em 2016.
A parceria com instituições europeias continua firme através do projeto Rescuer, uma plataforma inteligente para gerenciamento de crises e emergência.
Ampla frente de pesquisadores que abraçou a grande missão de integrar diversas bases governamentais de dados socioeconômicos e de saúde pública, visando construir um robusto banco de dados – com informações sobre mais de 100 milhões de pessoas – sobre as condições de vida da população brasileira, a partir da qual se poderá avaliar e incrementar políticas públicas;
O Cidacs é um laboratório da Fiocruz Bahia criado para realizar estudos e pesquisas com base em projetos interdisciplinares originados na vinculação (linkage) de grande volume de dados governamentais (big data). Contam com o primeiro datacenter de dados administrativos e de saúde do Brasil. O equipamento amplia a eficiência no processamento da grande base de dados, expandindo a estrutura computacional do Centro.
Essas informações servem de base para o desenvolvimento de inovação na área da saúde.
Se inscreva, e receba as últimas novidades sobre o Parque Tecnológico da Bahia.