Parque Tecnológico lança edital para empresas de ciência e inovação; saiba mais

O Espaço Inovar, laboratório que fica no Parque Tecnológico da Bahia, está com edital aberto para empresas de base tecnológica (EBT’s) e instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTI’s). O objetivo é encontrar soluções de Cidades Inteligentes que melhorem a qualidade de vida de municípios baianos. 

Serão aceitos protótipos e demonstradores de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes. Entre as temáticas definidas no edital estão: mobilidade; segurança; turismo, esportes e lazer; crises e emergências; eficiência energética; geolocalização; resíduos sólidos e recursos hídricos.

Já em relação às tecnologias, serão avaliadas propostas que utilizem Realidade Virtual; Realidade Aumentada; Drones; IoT (Internet das Coisas) ou Ciência de Dados. 

Empresas de qualquer porte podem participar do edital, basta ter CNPJ e registro na Junta Comercial do Estado da Bahia, assim como Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação – tais como Instituições Ensino Superior ou Centro de Pesquisas do país ou do exterior – também podem participar do processo seletivo.

Em caso de microempreendedor individual (MEI), é necessário possuir Certificado da Condição de Microempreendedor Individual com endereço na Bahia. O edital completo está disponível no site https://parquetecnologico-ba.org.br/espaco-inovar/.

O prazo de inscrição vai até às 23h59 do dia 20 de janeiro, exclusivamente de forma eletrônica, por meio do e-mail: editais@parquetecnologico-ba.org.br. Não serão aceitas propostas fora do período estabelecido no edital.

Espaço Inovar

O Espaço Inovar (Living Lab Smart Cities) é fruto de um projeto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação (SECTI) e do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, e está instalado no Parque Tecnológico da Bahia, que fica na Avenida Paralela, em Salvador. 

Inaugurado em 22 de fevereiro de 2022, o espaço é um ambiente controlado que simula uma área urbana e conta com uma infraestrutura de hardware e software. A iniciativa visa apoiar cientistas, pesquisadores e empreendedores interessados em desenvolver e testar projetos tecnológicos voltados para oferta de serviços para cidades. 

Fonte: Alô Alô Bahia (caderno publicado em 04.01.2023)