Por que você deve começar a proteger as suas criações?

Entenda a importância da propriedade intelectual para o sucesso do seu negócio

Propriedade Intelectual (PI) é o conceito relacionado com a proteção legal e reconhecimento de autoria de obras de produção intelectual, tais como invenções, patentes, marcas, desenhos industriais, indicações geográficas e criações artísticas. O procedimento garante ao autor o direito, por um determinado período de tempo, de explorar economicamente a sua própria criação.

 

Em escala macroeconômica não há dúvidas de que a PI é um fator determinante para que uma nação possa se desenvolver. Para aumentar sua competitividade, um país precisa criar ambientes de negócios de modo a assegurar às empresas a proteção ao investimento e o estímulo à criação e à capacitação tecnológica.

 

As vantagens competitivas com a proteção da propriedade intelectual nas empresas são várias, a exemplo de:

 

  • Garantir o direito exclusivo à propriedade de uma criação intelectual, o que permite aos seus titulares obterem retornos financeiros com suas criações;
  • Impedir que concorrentes copiem ou imitem produtos e/ou serviços de uma empresa;
  • Proteger a identidade visual e, por consequência, a reputação de uma empresa;
  • Aumentar a confiança e a fidelização de clientes a partir da identificação da marca com a qualidade do produto/serviço.
 
O caminho para a inovação dialoga diretamente com a propriedade intelectual, e muitas empresas no Brasil já perceberam isso. De acordo com resultados de desempenho de 2023 do Instituto Nacional da Propriedade Industrial — INPI, órgão que regulamenta a proteção de marcas, patentes, registro de software, entre outros, a receita com prestação de serviços em 2023 foi de R$ 514,6 milhões, crescendo 7,2% em relação à arrecadação de R$ 480,2 milhões do ano anterior.
 
Isso mostra que as empresas brasileiras estão ficando cada vez mais atentas sobre a proteção de seus ativos intangíveis e você não pode ficar de fora se quiser manter seu negócio competitivo. Em 2023, as categorias com maior crescimento de demanda foram transferências de tecnologia e registros de programas de computador — 21,9% e 20,3%, respectivamente.
 
Nesse cenário, a VILAGE Marcas e Patentes pode ser de grande valia em seu processo de proteção intelectual. Com 35 anos de mercado, a VILAGE é uma das empresas residentes do Parque Tecnológico da Bahia com atuação nacional e no exterior, atuando nas áreas de proteção de marcas, patentes, softwares e prospecção tecnológica. Para conhecer mais, acesse o site da VILAGE!