Confira as principais dicas para o desenvolvimento de projetos de inovação

Projetos de inoção é no Parque

 

Atuar no desenvolvimento de projetos de inovação é uma jornada desafiadora que requer não apenas ideias brilhantes, mas também um ecossistema de apoio robusto para florescer. 

 

No cenário competitivo e dinâmico atual, onde a inovação é o motor do progresso, garantir o suporte adequado para transformar conceitos visionários em realidade tangível é fundamental. 

 

Desde o acesso a recursos financeiros até a criação de redes de colaboração e mentoria de iniciativas, cada etapa desse processo exige uma abordagem estratégica e proativa.

 

Neste artigo, confira algumas dicas de como conseguir apoio para o desenvolvimento de projetos de inovação e saiba qual caminho seguir nesse ambiente desafiador. 

 

Boa leitura! 

 

Busque oportunidades para fazer networking 

 

É fundamental buscar oportunidades de networking no momento de desenvolver projetos inovadores. 

 

Neste sentido, se conectar com pessoas de forma estratégica proporciona acesso à diversidade de recursos e conhecimentos que podem ser fundamentais para o sucesso do projeto. 

 

Melhor dizendo, a interação com profissionais de diferentes áreas e backgrounds, garante a oportunidade de trocar ideias, obter feedback construtivo e até mesmo encontrar potenciais investidores.

 

O networking facilita a identificação de tendências e oportunidades de mercado. 

 

Neste contexto, ao estar em ambiente favorável para networking como eventos da indústria, conferências ou workshops, os empreendedores mantêm a atualização sobre as demandas do mercado e desafios enfrentados por outras empresas. 

 

Essa visão panorâmica do ambiente empresarial ajuda a direcionar o desenvolvimento do projeto de maneira mais alinhada com as necessidades e expectativas do mercado.

 

Outro aspecto importante é a possibilidade de encontrar mentores e conselheiros que possam oferecer orientação valiosa, compartilhando suas próprias experiências, fornecendo insights de crescimento para abrir portas e parcerias estratégicas.

 

Envie uma mensagem e conheça melhor um ambiente propício para desenvolver seus projetos de inovação. 

 

Crie uma comunidade para seus projetos de inovação

 

Criar uma comunidade em torno de si tem impacto significativo no seu desenvolvimento e sucesso. 

 

Contar com um grupo de apoiadores e promotores para um projeto de inovação criará uma base de suporte para feedbacks e validação da viabilidade de ideias e melhorias. 

 

Com isso, o público ideal será parte do processo de desenvolvimento, co-criadores e colaboradores ativos, contribuindo para uma maior diversidade de ideias, soluções criativas e abordagens inovadoras. 

 

A colaboração dentro da comunidade pode acelerar o desenvolvimento do projeto, aproveitando as habilidades e experiências dos membros, como também a motivação mútua e compartilhamento de recursos.

 

Vale ressaltar que o engajamento contínuo da comunidade pode fornecer o impulso necessário para superar obstáculos e manter o ímpeto do projeto ao longo do tempo.

 

Busque patrocínio direto para projetos de inovação

 

No quesito financeiro, captar investidores por intermédio de patrocínio direto pode ser uma saída para viabilizar sua iniciativa.   

 

Essa é uma estratégia que envolve estabelecer parcerias com empresas, investidores ou indivíduos que estejam interessados no projeto e dispostos a investir diretamente nele. Abordagem cujo objetivo principal seja a flexibilidade nas negociações.

 

Neste sentido, o patrocínio direto depende de relações pessoais e redes de contatos, o que significa que a confiança e a credibilidade podem desempenhar papel crucial na obtenção de apoio financeiro.

 

Para ter sucesso na aquisição desse tipo de apoio, é essencial identificar potenciais patrocinadores que tenham interesse na área de atuação do projeto e estejam alinhados com seus valores e visão.

 

Além disso, uma boa apresentação, alinhada à proposta de valor clara e convincente, demonstra o potencial  de retorno do investimento e os benefícios tangíveis do projeto para o patrocinador.

 

Saiba como encontrar um espaço que possibilita o acesso às parcerias, colaborações e ideias. 

 

Que tal criar campanhas de Crowdfunding?

 

O crowdfunding ou financiamento coletivo se baseia na estratégia de gerar uma campanha para uma ampla base de apoiadores contribuírem para um projeto por meio de pequenas doações individuais e plataformas de “vaquinhas” online. 

 

Para ter sucesso neste modelo de negócio, é essencial criar uma campanha convincente, com narrativa envolvente que destaque a inovação do projeto, seus benefícios e impacto potencial. 

 

Além disso, oferecer recompensas atrativas aos apoiadores pode aumentar o interesse e incentivar as contribuições.

 

Editais como opções de financiamento

 

Conseguir apoio para o desenvolvimento de projetos de inovação por meio de editais públicos e privados é uma estratégia eficaz que pode fornecer recursos financeiros, suporte técnico e visibilidade para os empreendedores. 

 

Entenda a seguir!

 

Editais públicos

 

Para adquirir apoio para o desenvolvimento de projetos de inovação com editais públicos, é fundamental pesquisar os diferentes órgãos governamentais, agências de fomento e instituições públicas que oferecem editais de financiamento.

 

Eles geralmente especificam os temas ou áreas prioritárias para financiamento, como tecnologia, sustentabilidade, saúde, entre outros.

 

Para entender prazos e critérios, vale a pena buscar nos sites oficiais dos órgãos governamentais, bem como em plataformas de divulgação de editais.

 

Em alguns casos, os editais públicos podem exigir a formação de consórcios ou parcerias entre instituições de pesquisa, empresas e outras entidades, como podem fortalecer estratégias para o fortalecimento de propostas e aumentar as chances de sucesso na seleção.

 

Editais privados

 

Da mesma forma que com os editais públicos, é essencial realizar uma pesquisa detalhada para identificar oportunidades de financiamento oferecidas por fundações, institutos, empresas e outras entidades privadas que se relacionem com a temática do seu projeto. 

 

Essas oportunidades podem ser encontradas em seus sites institucionais ou por meio de redes de contatos e associações empresariais.

 

Outra particularidade é entender que cada edital privado pode ter requisitos específicos e expectativas em relação às propostas de financiamento. Portanto, analise a possibilidade de personalizar a proposta de acordo com as diretrizes estabelecidas.

 

Por outras vias, construir relacionamentos sólidos com potenciais financiadores privados aumenta as suas chances de acessar oportunidades de financiamento. 

 

Por fim, a participação em eventos, conferências e atividades de networking podem ajudar a estabelecer conexões e apresentar o projeto a possíveis apoiadores. 

 

Escolha o Parque Tecnológico para abrir seus projetos

 

Se o seu foco é desenvolver seus projetos de inovação, venha fazer parte de um ambiente único, estrategicamente localizado na Av. Luís Viana Filho (Paralela), próximo a centros de inovação, institutos de pesquisa e universidades: o Parque Tecnológico da Bahia. 

 

O Parque Tecnológico da Bahia é um catalisador do empreendedorismo e do desenvolvimento científico, tecnológico e inovador no estado. Iniciativa do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Sua estrutura abrange uma vasta área de 581.000 metros quadrados, com mais de 25.900 metros quadrados de área construída, incluindo o Tecnocentro, o coração do complexo, que abriga mais de 50 empresas, startups e instituições de CT&I, além de representações governamentais e da sociedade civil.

 

Desde dezembro de 2020 o equipamento é administrado pela Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (AEPTECBA). O Parque opera em modelo de autogestão, com participação ativa e atuação de representantes do setor produtivo, universidades, governo e entidades de classe.

Para saber mais, entre em contato pelo número (71) 3511-2100 ou por meio deste link